Em dezembro de 1961, Mike Smith, executivo da Decca Records, assistiu a um show Beatles no famoso Cavern Club. Enxergando potencial, ofereceu a eles uma audição no escritório do selo, em Londres, para o dia 1º de janeiro de 1962.
Na ocasião, a jovem banda apostava em uma sonoridade bem simples e era formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best na bateria – antes da chegada de Ringo Starr, o que certamente fez muita diferença no teste.
Com a oportunidade de uma audição para uma grande gravadora, os músicos dirigiram em meio a uma nevasca de Liverpool até Londres, praticamente cortando a Inglaterra. Enquanto isso, o empresário Brian Epstein fez o trajeto todo de trem.
Todos chegaram a tempo, mas a viagem não se provaria tão frutífera – e acabou entrando para a história por um motivo não tão bom.
O teste na Decca Records
Apesar de todos os problemas enfrentados pela banda e o amigo/roadie Neil Aspinall no trajeto, os Beatles ainda tomaram um “chá de cadeira” na Decca Records. Mike Smith chegou muito atrasado, devido à festa de Ano Novo no dia anterior.
Em sua chegada, o executivo logo teve os primeiros desentendimentos com o grupo: ele pediu que os músicos usassem os amplificadores disponíveis no local ao invés de seu próprio equipamento. O motivo? A “baixa qualidade” da aparelhagem própria dos artistas, na visão dele.
A banda tocou 15 músicas em um set de cerca de uma hora que acabou sendo gravado – e rendeu um bootleg famoso já na década de 1970, com o Fab Four já separado. O repertório foi:
- Till There Was You
- To Know Her Is To Love Her
- Take Good Care Of My Baby
- Hello Little Girl
- Crying, Waiting, Hoping
- Love Of The Loved
- Besame Mucho
- Searchin
- Money (That’s What I Want)
- The Sheik Of Araby
- Memphis, Tennessee
- Three Cool Cats
- Sure To Fall (In Love With You)
- September In The Rain
- Like Dreamers Do
Entre as canções, destacam-se as originais de Lennon e McCartney – “Love of the Loved”, “Like Dreamers Do” e “Hello Little Girl” – e os covers de “Memphis” (Chuck Berry), “Crying, Waiting, Hoping” (Buddy Holly), “Take Good Care of My Baby” (Bobby Vee) e “To Know Her Is to Love Her” (Phil Spector).
A performance mostrou que Pete Best realmente era um baterista tecnicamente inferior a Ringo Starr. Alguns erros básicos de tempo foram cometidos por ele em algumas das músicas.
Além disso, os músicos estavam cansados por conta da viagem e irritados devido à questão dos equipamentos. Dessa forma, o desempenho realmente não foi bom – e os Beatles não foram contratados pela Decca.
Em “Anthology”, John Lennon e Paul McCartney comentaram sobre a audição e discordaram quanto à qualidade do material. O primeiro até gostou do resultado final e não achou justa a recusa, mas Macca entendeu por que eles não foram contratados.
“Ouvindo as fitas, eu posso entender por que a audição para a Decca não deu certo. Nós não éramos tão bons assim, apesar de existirem algumas coisas muito interessantes e originais.”
O homem que recusou os Beatles
No que diz respeito a contratações, a palavra final na Decca Records não era de Mike Smith, mas de Dick Rowe, que também estava presente na audição. Ele foi o responsável por dispensar a banda e ficou famoso pelas (terríveis) palavras ditas a Brian Epstein: “grupos de guitarra têm tudo pra acabar”.
O empresário dos Beatles ainda tentou negociar por mais alguns dias, mas Rowe não voltou atrás. Cinco meses depois, o grupo assinaria com a EMI/Parlophone, onde trabalhava George Martin, futuro produtor da banda e uma das pontas de uma das maiores parcerias da história da música.
A chegada de Martin também provocou a última mudança na formação dos Beatles. Insatisfeito com o trabalho de Pete Best, ele sugeriu ao grupo que demitisse o baterista, o que enfim deu lugar a Ringo Starr.
Dick Rowe, por sua vez, consertou parte do erro. Anos depois, por indicação de George Harrison, ele contratou os Rolling Stones.
* Texto por André Luiz Fernandes, com pauta e edição por Igor Miranda.
Bem ele deu sorte que ainda contratou os Rolling Stones. Mas imagina se ele tivessem contratado os Dois? Beatles e Stones na mesma gravadora? Seria uma lenda ate hoje.
Parabéns André. Ser o melhor baixista do prédio não é para qualquer um. Aqui também sou o melhor batera do condomínio. Tamo junto kkk.
Diz a lenda que John Lennon fez uma carta de recomendação pros Stones irem à Decca, antes do sucesso de Mick e cia.
A carta diria “Deem uma chance a esses rapazes. Tentem não cometer o mesmo erro duas vezes”…
:^D