Há anos um japonês honorário, Marty Friedman sempre exaltou como o público nipônico consome música de um modo diferente em comparação ao mercado ocidental.
Em recente postagem no Facebook, o instrumentista falou sobre o que é assunto no momento. E lhe diz muito respeito.
“Os solos de guitarra estão nos trending topics do Japão. Você pode estar se perguntando o motivo. Pelo que está sendo reportado, muitas pessoas pulam para a faixa seguinte quando chega a hora deles. Não me surpreende. Um hit mainstream tem muitas pessoas envolvidas antes mesmo de sair. Compositores, letristas, produtores, arranjadores, músicos de estúdio para a demo, outros para a master, pessoas das gravadoras, engenheiros e técnicos. Para não citar quando há os videoclipes.”
Para Marty, isso leva os produtores a considerar o solo de guitarra como a primeira coisa com a qual sentem que podem economizar tempo, energia, comprometimento e dinheiro.
“Especialmente na música mainstream, um solo deve ter muito cuidado, magia e razão de estar lá. Embora o Japão sempre tenha sido mais receptivo, o fato de estar lá por obrigação torna o solo menos inspirador. Eu mesmo, às vezes, acabo pulando. Mesmo que meu lado fã goste, a parcela músico entende que precisa ser algo muito especial para justificar a presença.”
Marty Friedman recentemente
Por conta da pandemia, Marty Friedman só tem realizado shows e outros eventos em terras nipônicas, onde mora desde o início do século. Sua aparição mais recente aconteceu em março, tocando o tema oficial da Maratona de Tóquio antes do início da prova.
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