Timbre é uma ilusão. Enquanto guitarristas gastam milhares de reais em pedais de butique, Billy Gibbons descobriu que a chave para o som perfeito está na linha econômica da Amazon.
Essa informação vem das irmãs do Larkin Poe, Rebecca e Megan Lovell, que contaram à Guitar World sobre a experiência de aprender sobre o assunto com o lendário guitarrista do ZZ Top.
Segundo Rebecca Lovell, Gibbons é obcecado com equipamento. Ela conta:
“Toda vez que vemos ele, ele sempre está com um pedal novo ou sistema novo que ele prega o evangelho sobre. O mais recente foram aqueles mini pedais ligados por mini cabos conectores. Ele fica tipo [imita a voz de Gibbons] ‘Garotas, eu vou mandar um link pra vocês. Chequem seus emails! Vou fazer meu técnico mandar um pra vocês. Te digo: quanto mais curto o caminho do sinal, mais puro o timbre! Timbre mais limpo!’.”
Megan Lovell tirou a prova da teoria de Gibbons e ainda brincou sobre ativar esses pedais usando bota de caubói:
“O que eu amei foi esse minipedal, tipo desse tamanho [faz um retângulo usando os polegares e indicadores] e ele falou ‘Mas eu tenho um ainda menor!’ Ele tira mais uma caixa e é do tamanho de um selo postal!’. Ele falou: ‘Esse é o meu fuzz e esse é o meu slap echo.’ É tipo: ‘Como você encontra essas coisas?’ Eu não sei, ele deve ter uns sapatos super pontudos.”
Técnico de Billy Gibbons confirma
A Guitar World foi atrás do técnico de Billy Gibbons, que confirmou a história. Ele informou ao site que os pedais preferidos de Billy são fabricados pela Rowin, Mosky e Mimidi. A Mimidi está disponível principalmente na Amazon e o fuzz deles custa apenas US$ 15 (cerca de R$ 74 na cotação atual e em transação direta). O resto da linha da marca custa a partir de US$ 35 (aproximadamente R$ 172). A Mosky vende pelo AliExpress e é conhecida por seus clones do DOD 250 e do Klon Centaur. A Rowin trabalha mais com efeitos analógicos e digitais, começando sua tabela a partir de US$ 31,99 (cerca de R$ 157).
Rebecca Lovell ainda falou sobre como isso tudo mostra a dedicação de Gibbons à sua arte.
“Eu gosto do Billy porque mesmo nesse ponto da carreira em que seria fácil e tentador não se esforçar, ele ainda se importa com a mecânica e os detalhes da própria performance. Tipicamente, nossas conversas ficam no campo de equipamento. Ele continua tão concentrado na técnica de guitarra e no rig dele. É bem legal. Acho que podemos aprender com isso que é sempre necessário se reinventar. Reinventar sua técnica, seus timbres. É bem inspirador se manter fora da rotina.”
“Tom, Sabor e Solidez”
Em entrevista ao site IgorMiranda.com.br, concedida em 2022, Billy Gibbons foi convidado a explicar um pouco sobre seu objetivo na busca pelo timbre perfeito. O vocalista e guitarrista do ZZ Top declarou:
“Dizemos que as três palavras de ordem do ZZ Top são ‘Tone, Taste and Tenacity’ (algo como ‘Tom, Sabor e Solidez’, em tradução livre). Nossa ‘Tenacity’ (‘Solidez’) está garantida considerando que estamos fazendo isso há décadas. ‘Taste’ (‘Sabor’) é uma questão de opinião, mas a ideia é dar ao paladar musical – se tal coisa existisse – uma porção bem arredondada de rock baseado em blues e atrevimento. No que diz respeito ao ‘Tone’ (‘Tom’), fazemos o nosso melhor para sermos sonoramente consistentes. Pearly Gates, minha feroz guitarra Gibson Les Paul Sunburst 1959, estabeleceu o padrão para o som que é uma pedra fundamental do ZZ Top.”
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Apenas cabe a gibons, que na música é gênio, e tb aos entusiastas de cópias chinesas que esses pedais são isso msm; cópias. Quem os desenvolve há décadas são as empresas americanas e japonesas e a elas temos que dar o crédito. Deve-se ainda observar a durabilidade e resistência de um pedal desses chineses. Uma das coisas mais difíceis de um processo fabril é unir qualidade e durabilidade num msm componente eletrônico.
Ótima matéria, grande mito da música mundial.