O alemão Irmin Schmidt era o melhor maestro jovem na Europa. Pupilo do compositor Karlheinz Stockhausen, na metade dos anos 1960, ele estava com o caminho ideal diante de si para se tornar um dos principais nomes da música clássica europeia.
Bastou uma viagem para Nova York, onde conheceu Steve Reich, Terry Riley e La Monte Young, para ele decidir chutar o balde e formar um grupo de rock com seu colega Holger Czukay (baixo e eletrônicos), Jaki Liebezeit (bateria), Michael Karoli (guitarra) e Malcolm Mooney (voz), este último americano.
“CAN and Me”, que será exibido no festival In-Edit Brasil 2023, conta a história do CAN, um dos grupos mais influentes da história da música ocidental. Eram capazes de ser adorados pela turma progressiva, punks, roqueiros e até mesmo a galera da eletrônica. Tudo isso sob a ótica de Schmidt, antes, durante e depois da existência da banda.
Schmidt se descreve no filme como sortudo, capaz de conhecer o amor de sua vida aos 19 anos de idade – ele e sua esposa, Hildegard, estão casados há mais de 60 anos – e encontrar no CAN um ambiente colaborativo total onde sua música se desenvolveu além de seus sonhos mais loucos.
E colaboração é algo ressaltado no filme sobre o CAN. Não haviam líderes. Todos dividiam tudo no grupo, ninguém tinha uma voz mais forte, e o fim veio quando perceberam estarem se tornando “profissionais” demais, no sentido mais mercenário da palavra.
Ao longo do documentário, somos apresentados a histórias de bastidores, desde como encontraram o vocalista Damo Suzuki entrando num café em Munique tocando violão e pedindo dinheiro até o trabalho feito pelo grupo em trilhas sonoras.
A melhor sequência, inclusive, intercala Schmidt em entrevista e o cineasta Wim Wenders cada um seu ponto de vista sobre a trilha sonora feita pelo CAN para “Alice nas Cidades”, clássico do diretor alemão, gravada em apenas uma noite, sem que a banda tivesse sequer visto algum corte do filme.
A estrutura temporal do documentário por vezes é confusa – os cineastas Michael P. Aust e Tessa Knapp optam por separar a narrativa em blocos relacionados a aspectos diferentes da carreira de Schmidt –, mas o produto final serve para ilustrar um dos artistas mais importantes da história do rock e que muitos fãs nem sabem direito quem é.
Serviço – “CAN and Me” e In-Edit Brasil 2023
“CAN and Me” será exibido no In-Edit Brasil 2023, em São Paulo, como parte da mostra Panorama Mundial. Clique aqui para mais informações. Confira abaixo as datas de exibição.
- 15 Junho | 20h – Cinemateca Brasileira (Sessão apresentada pelo jornalista Bento Araújo)
- 22 Junho | 18h – Associação Cultural Cecília
- 24 Junho | 20h – CCSP – Spcine Sala Paulo Emílio
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