Há 10 anos, Jason Isbell dava sua volta por cima. Após deixar o Drive-By Truckers em 2007, o cantor estava no fundo do poço, entregue ao alcoolismo e o vício em cocaína. Felizmente, ele ficou sóbrio e se estabeleceu como um dos maiores nomes da música roots americana graças ao álbum “Southeastern” (2013).
Desde então, acompanhado do grupo de apoio The 400 Unit, ele tem criado um legado invejável, a ponto de emplacar hits nas paradas rock e country dos Estados Unidos. Casou-se com a cantora e violinista Amanda Shires, cuja presença criativa em seus discos é vital.
O lançamento de “Weathervanes” foi antecipado também pelo documentário “Running with Our Eyes Closed”, dirigido por Sam Jones – responsável por “I Am Trying to Break Your Heart”, mostrando o processo de “Yankee Hotel Foxtrot” (2002), do Wilco –, durante o qual fãs do cantor e compositor viram um retrato complicado.
Sobriedade é algo complicado, que requer um trabalho diário de manutenção e disciplina. Isbell escreve sobre os pequenos prazeres da vida, aqueles encontrados em meio a dificuldades, por saber quão preciosos esses são. Suas letras falam sobre companheirismo por entender a importância de amizades e de um amor verdadeiro.
Muitas cenas do documentário mostram o cantor tendo atrito criativo com a esposa, a ponto de pessoas temerem pelo casamento dos dois. Contudo, atribuir qualquer tipo de reflexo dessa tensão nas letras é um pouco demais.
Isbell sempre escreveu sobre amor de uma maneira trêmula, sabendo não só da fragilidade do elo entre duas pessoas, mas também compreendendo seus próprios instintos auto-destrutivos. Quando ele canta os versos abaixo em “Death Wish”, ele pode estar falando de um personagem ou de si mesmo:
“Did you ever love a woman with a death wish? (Você já amou uma mulher com um desejo de matar?)
Something in her eyes, like flippin’ off a light switch (Algo em seus olhos, como desligar um interruptor de luz)
Everybody dies, but you gotta find a reason to carry on (Todo mundo morre, mas você tem que encontrar uma razão para seguir em frente)Oh, and did you ever catch her climbing on the rooftop? (Ah, e você já a pegou subindo no telhado?)
Higher than a kite, dead of winter in a tank top (Mais alto que uma pipa, no auge do inverno em uma regata)
I don’t wanna fight with you baby, but I won’t leave you alone (Eu não quero brigar com você baby, mas não vou te deixar sozinha)”
Em “Middle of the Morning” ele presta uma homenagem sonora a Muscle Shoals, Alabama, cidade vital para a história do country e do soul, que muitas vezes se fundiram no local. “Save the World” o traz escrevendo sobre a reação de duas pessoas a um tiroteio em uma escola, pensando em como lidar com os problemas da sociedade de uma maneira prática no seu âmbito particular.
Tudo isso enquanto a 400 Unit soa como Lynyrd Skynyrd por trás. Apesar de suas raízes country, as canções de Isbell são decididamente rock, tal qual uma The Band mais sulista. Outro exemplo disso é “When We Were Close”, uma balada cheia de guitarras e órgãos que é o principal destaque de “Weathervanes”.
Na letra, ele canta sob a ótica de alguém que perdeu um amigo mais talentoso, aquelas pessoas com tudo na vida, mas incapazes de encontrar satisfação. Essa incapacidade é denominada “Rex’s Blues”, em homenagem a uma canção de Townes Van Zandt, cantor e compositor texano.
Curiosamente, poderia ser uma referência também a Justin Townes Earle, músico amigo de Isbell batizado em homenagem a Van Zandt. O importante é que a narrativa cantada pelo cantor é familiar e emocionante.
“Weathervanes” é talvez o disco mais roqueiro de Isbell desde “Southeastern”. Momentos mais quietos de álbuns anteriores – como a belíssima “If We Were Vampires”, de “The Nashville Sound” (2017) – são a única coisa que faz falta.
Ouça “Weathervanes” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.
O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!
Jason Isbell and the 400 Unit – “Weathervanes”
- “Death Wish”
- “King of Oklahoma”
- “Strawberry Woman”
- “Middle Of The Morning”
- “Save The World”
- “If You Insist”
- “Cast Iron Skillet”
- “When We Were Close”
- “Volunteer”
- “Vestavia Hills”
- “White Beretta”
- “This Ain’t It”
- “Miles”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.