Como John Paul Jones compôs “Black Dog”, clássico do Led Zeppelin

Música é a faixa de abertura do quarto álbum da banda, o mais vendido de sua discografia e um dos maiores sucessos da história da indústria

O arrebatamento sonoro causado por “Black Dog” abrindo o quarto disco do Led Zeppelin é uma das sensações mais impactantes que alguém pode sentir quando escuta o álbum pela primeira vez. De repente, aquela explosão potente toma o ambiente e deixa o ouvinte no clima para os 42m20 seguintes.

O crédito da criação, ao contrário de boa parte da discografia da banda, não vai para Jimmy Page. Em entrevista à edição de fevereiro de 2008 da revista Bass Player – resgatada pela Guitar World –, John Paul Jones recordou sua inspiração.

“Rascunhei ‘Black Dog’ durante uma viagem de trem. Meu pai me ensinou a escrever notação musical sem usar papel manuscrito – apenas com números e valores de notas – e eu compus aquele riff no verso de uma passagem de trem voltando de um ensaio na casa de Jimmy Page.”

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Em outra declaração, desta vez à Classic Rock, o baixista reconheceu que os colegas precisaram batalhar para se adequar ao groove proposto.

“Originalmente, era tudo em compasso 3/16, mas ninguém conseguia manter o ritmo. Eu disse a Bonzo (John Bonham, baterista) que ele tinha que continuar tocando 4/4 o tempo todo. Se você passar por 5/8 suficientes, ela voltará à batida proposta.”

Além de guardar semelhanças com “Good Times, Bad Times”, do disco de estreia do quarteto, “Black Dog” também possui outra referência. De acordo com o biógrafo Dave Lewis, o elemento de chamada e resposta do vocal de Robert Plant foi emprestado de “Oh, Well”, hit do Fleetwood Mac lançado em 1969. Jones ainda creditou outra fonte de inspiração.

“Havia uma música de Muddy Waters (‘Tom Cat’) que me atraiu na época. Era um blues rolante com um riff que nunca terminava. Eu imaginei compor algo que fizesse a mesma coisa. Quando você pensa que o riff vai terminar, ele sai de outro lugar.”

Sobre “Led Zeppelin IV”

Oficialmente, o quarto trabalho da banda não tem um título. Convencionou-se chamar de “Led Zeppelin IV” pela sequência natural da discografia. Mas ele também é conhecido por “Four Symbols” e “ZoSo”, devido aos caracteres adotados pelos membros.

Além das sete faixas autorais, contava com uma versão para “When the Levee Breaks”, de Memphis Minnie. A vocalista Sandy Denny (Fairport Convention) participa em “The Battle of Evermore”. Já “Rock And Roll” trazia Ian Stewart (Rolling Stones) ao piano.

“Stairway to Heaven” se tornou a música mais conhecida da carreira do grupo, veiculada até mesmo em rádios que não tocavam rock ou música pop em geral, mesmo com sua longa duração. Isso sem ter sido lançada como single.

“Led Zeppelin IV” é um dos álbuns mais vendidos da história, com quase 40 milhões de cópias comercializadas mundialmente. Chegou ao 1º lugar na Grã-Bretanha, 2º nos Estados Unidos e ganhou disco de ouro no Brasil.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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