System of a Down e Slipknot já pegaram estrada juntos em 2001, com a “Pledge of Allegiance Tour”. Anos mais tarde, em 2012, o vocalista Serj Tankian até participou da primeira edição do festival Knotfest — idealizado pelo grupo mascarado. Mas, com a inteligência artificial, a parceria entre as duas bandas atingiu um nível maior.
Por meio do recurso tecnológico, o canal no YouTube SOAD – Slipknot’s Music and Videos Backup (via Loudwire) idealizou um cover de “Wait and Bleed” — faixa lançada no álbum homônimo do Slipknot em 1999 — na voz de Serj. Logo na descrição, o perfil alerta a respeito do resultado final:
“Coloquei o modelo de voz do Serj Tankian nos álbuns ‘Toxicity’ (2001) e ‘Steal This Album!’ (2002) no instrumental de ‘Wait and Bleed’, do Slipknot. Há algumas falhas na inteligência, que não consegue projetar os gritos, mas é o mais próximo que consigo chegar da realidade.”
Ao todo, o registro acumula mais de 16 mil visualizações. Ouça no player abaixo.
Serj Tankian e Slipknot
Na seção de comentários, alguns dos ouvintes elogiaram os vocais limpos modulados pela IA. Especificamente um indivíduo opinou que a voz de Serj Tankian no álbum de estreia do System of a Down, disponibilizado em 1998, encaixaria melhor, pois “ele gritava de forma mais similar ao Corey Taylor naquela época, especialmente ao vivo”.
O mesmo canal publicou outras releituras. Há, por exemplo, uma versão de “Spit it Out”, também do álbum inaugural do Slipknot, novamente comandada por Tankian — desta vez, com a “participação” do guitarrista e vocalista de apoio Daron Malakian.
Corey Taylor e inteligência artificial
Corey Taylor não é um grande fã dos covers criados a partir da inteligência artificial. Durante uma entrevista concedida à Kerrang Radio em maio último (via Far Out Magazine), o vocalista do Slipknot e Stone Sour criticou a tecnologia e explicou o motivo.
“Não sei o que as pessoas estão tentando provar. Eles querem mostrar que os computadores podem fazer as coisas tão bem quanto as pessoas? Porque se sim, qual é o sentido? […]. As pessoas ficam falando: ‘ah, não é legal?’ e eu respondo, não, não é legal. Vocês estão loucos? De repente agora não temos talento? A única coisa que soará legal de novo é algo que nem existe? Toda vez que as pessoas ficam animadas na minha frente sobre isso, eu digo que não estão falando com a pessoa certa. Porque eu odeio.”
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