Taylor Swift superou seus pares musicais ao ser nomeada a artista mais ouvida do Spotify em 2023. De acordo com dados da própria plataforma, a artista acumulou 26,1 bilhões de streams globalmente, superando nomes como o anterior “tricampeão” Bad Bunny, The Weeknd, Drake e Peso Pluma.
Não foi exatamente uma surpresa, considerando o sucesso contínuo de seu álbum do final de 2022, “Midnights”, bem como duas regravações no topo das paradas: “Speak Now” e “1989”, o último tendo acumulado impressionantes 375,49 milhões de plays apenas em sua primeira semana online.
O ano de Swift no Spotify supera qualquer artista nos 15 anos desde o lançamento do aplicativo. Para efeito de comparação, quando Bad Bunny foi anunciado como o vencedor nos três anos anteriores, ele teve 18,5 bilhões de streams em 2022, 9,1 bilhões em 2021 e 8,3 bilhões em 2020. Mas e financeiramente, como isso afeta a carreira da popstar?
De acordo com a calculadora de royalties da Billboard, os 26,1 bilhões de streams de Swift equivalem a cerca de US$ 97 milhões em royalties de músicas gravadas. E o ano ainda nem acabou. Ao estimar o total até dezembro, esse número aumentaria para 27,2 bilhões, totalizando US$ 101 milhões apenas do Spotify. Adicione a receita editorial e a obra de Swift terá arrecadado cerca de US$ 131 milhões.
Obviamente, o número cresce se contabilizarmos streams sob demanda em todas as plataformas – incluindo Apple Music, YouTube Music e Amazon Music. Assim, a Billboard estima que o catálogo da cantora acumulou um total de 38,3 bilhões de streams em 2023, totalizando cerca de US$ 160 milhões. Com a publicação, a receita total chega perto de US$ 200 milhões.
Recentemente, Taylor finalizou a parte latino-americana da turnê “The Eras”. O Brasil recebeu seis apresentações, divididas entre Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira data em terras cariocas ficou marcada pela morte de uma fã, além de milhares outros passando mal devido ao calor intenso.
O ocorrido fez com que o governo federal intervisse e adotasse uma série de medidas emergenciais. A principal delas foi a obrigatoriedade de fornecimento de água gratuitamente ao público em shows de grande porte.
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