Uma das características do Iron Maiden nos anos 1980 e início dos 90 era a de registrar uma série de covers para os lados B de singles dos seus álbuns. Foi através dessas regravações que muitos fãs tiveram acesso a bandas que jamais teriam conhecido de outras formas – além de terem ajudado a reforçar o caixa de quem não alcançou o mesmo sucesso e se beneficiou da atitude.
Uma versão muito conhecida é a de “Cross Eyed-Mary”, do Jethro Tull. A segunda faixa do disco “Aqualung” (1971) apareceu no b-side do compacto “The Trooper”, promovendo “Piece of Mind” (1983). Porém, o baixista e líder da Donzela de Ferro não ficou satisfeito com o resultado obtido.
Em entrevista de 2015 à revista Prog, Steve Harris destacou:
“Fiquei um pouco envergonhado com ela, na verdade. Quando gravamos o instrumental, Bruce (Dickinson, vocalista) não estava no estúdio. Não me lembro onde estava, mas falei com ele e disse: ‘Você está bem com o tom dessa música?’ e ele respondeu ‘Sim, sim, sim…’ Então, é claro, quando chegou a hora de gravar os vocais ele se deu conta… ‘Oh, m*rda.’ Não era realmente o tom certo. Ele podia cantar bem baixo ou bem alto, então optou pela mais alta e ficou um pouco alta demais, até para ele. Não ficou 100% feliz.”
A opinião de Ian Anderson
Quem concorda com Steve Harris é o compositor e cantor original. Em 2022, Ian Anderson analisou o take do Maiden para a revista canadense BraveWords e disse:
“Uma versão espirituosa de um jovem Bruce testando seu alcance vocal em um tom que não combina muito com ele!”
Apesar disso, o frontman do Tull e Dickinson se tornaram colaboradores, tendo realizado alguns shows e eventos juntos.
Jethro Tull e “Aqualung”
Quarto álbum de estúdio do Jethro Tull, “Aqualung” é conceitual, abordando “a distinção entre Deus e religião”. É o disco mais popular do grupo, tendo vendido mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo.
Marcou as estreias do baixista Jeffrey Hammond e do pianista John Evan, além de ter sido o último com o baterista Clive Bunker.
Foi um dos primeiros álbuns gravados nos estúdios da Island Records em Basing Street, Londres, Inglaterra. Ao mesmo tempo, o Led Zeppelin registrava “Led Zeppelin IV” no local.
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