É notório como as grandes capitais do Brasil, assim como outras metrópoles na América do Sul, se tornaram pontos cruciais para turnês de rock e heavy metal. Por vezes, artistas e bandas demoravam bem mais tempo para tocar aqui. Não é tanto o caso do Hammerfall, que veio ao Summer Breeze para sua nona visita nacional, mas até eles devem ter se impressionado com um retorno tão breve — já que vieram no fim de 2022 junto do Helloween.
A apresentação da banda sueca de power/heavy metal, no último sábado (27), serviu para aquecer os motores para o Epica e o Within Temptation, dois dos headliners do segundo dia do festival. A composição do lineup, inclusive, privilegiou bastante os segmentos mais melódicos do heavy metal neste dia.
Como nos shows de 2022, o set começou com uma dobradinha composta por “Brotherhood” e “Any Means Necessary”, inclusive contando com a mesma decoração trazendo a arte de “Hammer of Dawn” (2022). Um novo álbum, “Avenge the Fallen”, foi anunciado para agosto, mas eles ainda seguem em turnê com o disco anterior.
Após a introdução, veio a primeira alteração no repertório com “Heeding the Call”, reintegrada no início do ano após ficar fora desde a pandemia e marcada pela fenomenal interação dos guitarristas Oscar Dronjak e Pontus Norgren. “Hammer of Dawn” teve uma introdução sonora com passagens de música clássica, habilmente conduzida com riffs explosivos e um refrão marcante. Aqui, Oscar utilizou sua curiosa guitarra em formato de martelo.
Com o mesmo modelo de instrumento, ele seguiu tocando os riffs complexos e ágeis de “Blood Bound” e “Renegade”. Nesta, houve uma dinâmica muito interessante entre os dois guitarristas, que, de forma impressionante, conseguiram animar os fãs na plateia e executar um extenso solo sem errar nenhuma nota.
Em “Hammer High”, faixa do álbum “Built to Last” (2016), o vocalista Joacim Cans incentivou os fãs a levantarem os punhos como se estivessem empunhando marretas. O público aderiu à brincadeira e até entoou um coro em conjunto.
“One Against the World” trouxe uma mudança de clima curiosa ao set: sua intro lenta evolui para um ritmo explosivo, que lembra bastante a estrutura de “Fear of the Dark”, clássico do Iron Maiden. Já “Hector’s Hymn” retomou a agressividade com riffs rápidos e o uso forte de pedais duplos, quase como thrash metal.
Na reta final, Joacim novamente conduziu o público como um maestro nos trechos iniciais de “One Man Standing”. Em “Let the Hammer Fall”, o frontman segurou a plateia em um coro uníssono longo demais.
Próximo ao encerramento, a banda apresentou “Hail to the King”, nova música que estará no próximo disco, mostrando que os fãs não devem esperar muitas novidades em futuros lançamentos — soa como vários outros trabalhos e é bem provável que o público estivesse esperando isso mesmo. Também houve espaço para “(We Make) Sweden Rock”, uma homenagem que o grupo prestou a todos os artistas que ajudaram a moldar a excelente cena rock da Suécia. Vale destacar que seu videoclipe menciona desde nomes como Refused, que, apesar de ter ido para o punk, teve raízes no metalcore straight edge, até o Grave, um dos nomes mais extremos do death metal, além de muitos outros. Como de costume, a grudenta “Hearts On Fire” encerrou o repertório.
Apesar de algumas mudanças pontuais, o Hammerfall praticamente repetiu o que fez na apresentação anterior. Talvez tenha vacilado ao não incluir mais músicas do seu novo disco, o que poderia ter adicionado uma nova dimensão ao seu setlist. No entanto, para sua base de fãs aficionados, foi gratificante revê-los em um espaço de tempo tão curto, em mais uma performance de grande competência técnica.
**Este conteúdo faz parte da cobertura Summer Breeze Brasil 2024 — clique para conferir outras resenhas com fotos e vídeos.
Hammerfall — ao vivo no Summer Breeze Brasil 2024
Repertório:
- Brotherhood
- Any Means Necessary
- Heeding the Call
- Hammer of Dawn
- Blood Bound
- Renegade
- Hammer High
- One Against the World
- Hector’s Hymn
- Last Man Standing
- Let the Hammer Fall
- (We Make) Sweden Rock
- Hail to the King
- Hearts on Fire
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Esse vídeo de heeding the call não é heeding the call. Não sei qual é a música, mas heeding the call não é.
É “Hammer of Dawn”, obrigado por avisar!