Entre 1962 e 1970, a parceria Lennon-McCartney registrou em torno de 180 composições. Elas não foram gravadas apenas pelos Beatles, com vários outros artistas se beneficiando da colaboração. Mesmo quando passaram a escrever separados, John Lennon e Paul McCartney mantiveram o trato feito antes da fama de dividir créditos – o que só se extinguiu com o fim da banda.
Em 1972, com a colaboração desfeita, a revista Hit Parader foi atrás de Lennon para esclarecer quem havia feito o que em várias músicas dos Beatles. Uma lista foi entregue e recebeu comentários do artista.
Quem compôs cada música dos Beatles
Ele disse, conforme resgate de arquivo:
“LOVE ME DO: Paul compôs a estrutura principal quando tinha cerca de 16 anos, ou até antes. Acho que tive algo a ver com a parte do meio.
PS I LOVE YOU: Paul. Mas acho que o ajudamos um pouco. Era para ser uma música do tipo Shirelles.
PLEASE PLEASE ME: Eu compus tudo. Estava tentando fazer algo na linha de Roy
Orbison.
FROM ME TO YOU: Paul e eu criamos juntos numa van.
THANK YOU GIRL: Paul e eu. Esta foi apenas uma música tola.
SHE LOVES YOU: Nós dois. Escrevemos juntos numa turnê.
MISERY: Nós dois. Mas esta foi principalmente minha, eu acho.
DO YOU WANT TO KNOW A SECRET?: Eu. Compus para George.
I CALL YOUR NAME: Eu. Comecei quando tinha uns 15 anos e terminei oito anos depois, por volta da época de ‘Help’ ou ‘Hard Day’s Night’.
I’LL BE ON MY WAY: Paul. Esse foi o Paul do começo.
BAD TO ME: Eu. Compus para Billy J. Kramer.
IT WON’T BE LONG: Eu. Compus no segundo álbum. Era a música com as chamadas cadências eólicas, as mesmas da sinfonia de Mahler, no final. Não sei do que diabos se trata.
ALL MY LOVING: Paul. Esse foi um dos seus primeiros grandes hits.
LITTLE CHILD: Nós dois. Foi uma colaboração para Ringo.
HOLD ME TIGHT: Nós dois, mas principalmente Paul.
I WANNA BE YOUR MAN: Nós dois, mas principalmente Paul… Eu o ajudei a terminar.
I’LL KEEP YOU SATISFIED: Paul. Esta foi para Billy J. Kramer.
LOVE OF THE LOVED: Paul. Uma de suas primeiras músicas, mas acho que ele mudou as palavras depois para Cilla [Black].
I’M IN LOVE: Eu. Compus para a banda The Fourmost.
CAN’T BUY ME LOVE: John e Paul, mas principalmente Paul.
FROM A WINDOW: Paul… deve ser do Paul. Não consigo lembrar direito.
LIKE DREAMERS DO: Uma das primeiras do Paul.
AND I LOVE HER: Nós dois. A primeira metade foi do Paul e a partir do meio
é minha.
I’LL BE BACK: Eu. Uma bela melodia, embora o meio esteja um pouco surrado.
WORLD WITHOUT LOVE: Paul. Uma das primeiras que ele compôs quando tinha cerca de 16 ou 17 anos. Acho que ele mudou as palavras depois para o disco de Peter e Garfunkel ou algo assim.
ONE AND ONE IS TWO: Paul. Essa foi terrível.
I FEEL FINE: Eu. Essa foi a primeira vez que feedback foi usado em um disco.
Está bem no começo.
SHE’S A WOMAN: Paul. Embora eu tenha ajudado com o meio, eu acho.
NO REPLY: Eu. Lembro-me de Dick James vindo até mim depois que fizemos esta
e dizendo: ‘Você está melhorando muito agora — essa foi uma história completa.’ Aparentemente, antes disso, ele achava que minhas músicas tendiam a meio que se perder.
I’LL FOLLOW THE SUN: Paul. Uma boa — uma de suas primeiras composições.
EIGHT DAYS A WEEK: Nós dois. Acho que escrevemos isso quando estávamos
tentando compor a música-título de ‘Help’ porque houve uma época em que
pensávamos em chamar o filme de ‘Eight Arms To Hold You’ ou algo assim.
ACHO que essa é a história, não tenho certeza.
IT’S ONLY LOVE: Eu. Essa é a única música minha que realmente odeio. A letra é terrível.
YESTERDAY: Paul. Essa foi boa.
DAY TRIPPER: Eu, mas acho que Paul ajudou com o verso.
WE CAN WORK IT OUT: Paul, mas a parte do meio foi minha.
NORWEGIAN WOOD: Eu, mas Paul ajudou na letra.
MICHELLE: Nós dois. Compus a parte do meio com ele.
WHAT GOES ON: Eu. Uma das mais antigas. Ringo e Paul fizeram um novo meio quando a gravamos.
IN MY LIFE: Eu. Acho que estava tentando compor algo sobre Penny Lane quando a fiz. Fala sobre lugares que lembravam. Uma boa canção. Jose Feliciano gravou uma bela versão.
RUN FOR YOUR LIFE: Eu. Outra de que nunca gostei.
PAPERBACK WRITER: Paul. Acho que posso ter ajudado com algumas partes da
letra. Sim, ajudei. Mas era principalmente a melodia de Paul.
ELEANOR RIGBY: Nós dois. Eu escrevi boa parte das letras, cerca de 70 por cento. Ray Charles fez uma ótima versão. Fantástica.
HERE THERE AND EVERYWHERE: Paul. Essa foi uma ótima ideia dele.
YELLOW SUBMARINE: Nós dois. Paul compôs o refrão cativante. Eu ajudei.
SHE SAID, SHE SAID: Eu compus depois de conhecer Peter Fonda, que disse que
sabia como era estar morto.
GOOD DAY SUNSHINE: Paul. Mas acho que talvez eu o tenha ajudado com algumas
letras.
FOR NO ONE: Paul. Outra dele que eu realmente gostei.
AND YOUR BIRD CAN SING: Eu. Outro horror.
DR. ROBERT: Eu. Acho que Paul ajudou com o meio.
GOT TO GET YOU INTO MY LIFE: Paul. Acho que George e ajudou com parte da letra, não tenho certeza.
TOMORROW NEVER KNOWS: Eu. Esta foi minha primeira música psicodélica.
PENNY LANE: Paul. Eu o ajudei com a letra.
WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS: Paul. A ideia foi dele. Ajudei com a letra. Hunter Davies estava lá e mencionou na biografia que fez em 1968. A parte ‘What do you see when you turn out the light, I can’t tell you but I know it’s mine’ foi feita por mim.
LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS: Eu. E lembrando, o título veio do meu filho, Julian. Não tinha nada a ver com LSD. Acho que Paul ajudou no último verso.
GETTING BETTER: Paul. Acho que ajudei na parte do meio da letra.
SHE’S LEAVING HOME: Nós dois. Paul tinha o tema básico. Mas frases como ‘We sacrificed most of our life…We gave her everything money could buy…Never a thought for ourselves…’ Eram palavras que minha tia Mimi costumava falar. Foi fácil de compor.
BEING FOR THE BENEFIT OF MR. KITE: Eu. Inspirei-me em um velho anúncio de circo que tenha na sala de bilhar. A história de que Henry the Horse seria uma alusão a heroína é besteira.
WHEN I’M SIXTY FOUR: Paul. Acho que ajudei em partes como ‘Vera, Chuck and Dave’ e ‘Doing the Garden, digging the weeds’.
GOOD MORNING, GOOD MORNING: Eu. Um pouco confusa, mas com belas palavras.
A DAY IN THE LIFE: Nós dois. Fiz a parte ‘woke up fell out of bed’ e Paul escreveu ‘I’d love to turn you on’. Peguei a ideia de uma nóticia do British Daily Mail sobre um ocorrido em Blackburn.
BABY YOU’RE A RICH MAN: Nós dois. Juntamos ideias de duas canções diferentes, assim como em ‘A Day in the Life’.
I’M THE WALRUS: Eu — eu gosto dessa. Foi quando eu estava interessado no Hare Krishna e tudo mais. Não tinha começado naquela época.
MAGICAL MYSTERY TOUR: Paul. Eu ajudei com parte da letra.
HEY JUDE: Paul. Essa é a melhor música dele. Começou como uma música sobre meu filho Julian porque Paul ia vê-lo. Então ele transformou em ‘Hey Jude’. Eu sempre pensei que era sobre mim e Yoko, mas ele disse que era sobre ele e Julian.
REVOLUTION: Eu. Nunca deveria ter colocado a parte sobre o Presidente Mao. Eu estava no estúdio quando a fiz.
BACK IN THE USSR: Paul. Talvez eu tenha ajudado um pouco, mas acho que não.
HAPPINESS IS A WARM GUN: Eu. Essa é outra que eu gosto. Todos disseram que era sobre drogas, mas era mais sobre rock and roll do que drogas. É uma espécie de história do rock and roll. O título veio de uma revista americana de armas. Eu não sei por que as pessoas disseram que era sobre a agulha na heroína. Eu só vi alguém fazer algo com uma agulha uma vez e não gosto nem um pouco de ver.
ROCKY RACOON: Paul. Eu posso ter ajudado com algumas das palavras, não tenho certeza.
WHY DON’T WE DO IT ON THE ROAD: Paul – uma de suas melhores.
JULIA: Eu. Yoko me ajudou com essa.
BIRTHDAY: Nós dois. Escrevemos no estúdio.
EVERYBODY’S GOT SOMETHING TO HIDE: Eu. Fats Domino gravou uma ótima versão.
SEXIE SADIE: Eu. Foi sobre o Maharishi.
BECAUSE: Eu. O arranjo é horrível. Uma versão da Quinta Sinfonia de Beethoven tocada de trás para a frente.
ACROSS THE UNIVERSE: Eu. Uma de minhas melhores músicas. Não a gravação em si, mas gosto da letra.”
John Lennon e Paul McCartney, as composições de cada
John Lennon ainda mencionou outras músicas dos Beatles das quais foi o autor, embora não tenha feito comentários. São elas:
“There’s A Place”; “This Boy”; “All I’ve Got To Do”; “Not A Second Time”; “You
Can’t Do That”; “A Hard Day’s Night”; “I Should Have Known Better”; “If I Fell”;
“I’m Happy Just To Dance With You”; “Tell Me Why”; “Any Time At All”; “I’ll Cry
Instead”; “When I Get Home”; “I’m A Loser”; “I Don’t Want To Spoil The Party”;
“Ticket To Ride”; “Yes It Is”; “Help”; “You’ve Got To Hide Yourself Away”; “You’re
Going To Lose That Girl”; “Nowhere Man”; “Girl”; “Rain”; “I’m Only Sleeping”;
“Strawberry Fields”; “Dear Prudence”; “Glass Onion”; “Bungalow Bill”; “I’m So
Tired”; “Yer Blues”; “Cry Baby Cry”; “Goodnight”; “Ballad Of John And Yoko”;
“Come Together”; “I Want You (She’s So Heavy)”; “Mean Mr. Mustard”;
“Polythene Man”; “One After 909”; “Hey Bulldog”; “Don’t Let Me Down”; “You
Know My Name”; “Sun King”; “Dig A Pony”; “Dig It”.
Já as canções do Fab Four atribuídas a Paul McCartney foram:
“I Saw Her Standing There”; “Tip Of My Tongue”; “I’ll Keep You Satisfied”;
“Nobody I Know”; “Things We Said Today”; “Don’t Want To See You Again”; “I’m
Down”; “The Night Before”; “Another Girl”; “Tell Me What You See”; “I’ve Just
Seen A Face”; “That Means A Lot”; “You Won’t See Me”; “I’m Looking Through
You”; “Woman”; “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”; “Fixing A Hole”;
“Lovely Rita”; “Hello Goodbye”; “Your Mother Should Know”; “Fool On The Hill”;
“Step Inside Love”; “Oo Bla Di Oo Bla Da”; “Martha My Dear”; “Blackbird”; “I Will”;
“Mother Nature’s Son”; “Helter Skelter”; “Honey Pie”; “Lady Madonna”; “All
Together Now”; “Get Back”; “Let It Be”; “Maxwell’s Silver Hammer”; “Oh Darling”;
“You Never Give Me Your Money”; “She Came In Through The Bathroom
Window”; “Golden Slumbers”; “Carry That Weight”; “The End”; “Her Majesty”; “Two
Of Us”; “The Long And Winding Road”.
E as atribuídas a ambos foram (mostrando que a parceria era muito mais um discurso do que a prática):
“I’ll Get You”; “I Want To Hold Your Hand”; “Baby’s In Black”; “Every Little
Thing”; “What You’re Doing”; “Drive My Car”; “The Word”; “I’ve Got A Feeling”.
A versão da outra metade da parceria sobre os fatos
Vale destacar que Paul viu a lista e fez apenas uma correção: alegou que John não escreveu a música de “In My Life”, apenas a letra. O próprio teria trabalhado a melodia em um mellotron na casa do amigo.
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