Ao experienciar a fama em grande escala, muitas bandas enfrentam problemas quanto à recepção de seus trabalhos. Após o estrelato, há a ideia de que os grupos moldam suas músicas e atitudes para agradar a indústria ou encaixar em certo segmento. Assim, surgem comentários de que “se venderam” ou perderam a essência. Com o Red Hot Chili Peppers, não foi diferente.
No início da década de 1990, por exemplo, o quarteto já recebia acusações do tipo. Uma matéria da revista Kerrang! da época destacou uma atitude em específico vista de tal maneira.
Ao lançar o quarto álbum de estúdio, “Mother’s Milk” (1989) — antecessor dos trabalhos de maior sucesso —, o Red Hot precisou adaptar a capa do trabalho para certos varejistas. Uma grande rede de lojas americanas “hesitou” ao ver os seios aparentes da mulher presente na arte. Por isso, a gravadora redesenhou a imagem, deixando a figura dos músicos maiores para cobrirem o corpo da modelo.
À revista, Anthony Kiedis ressaltou que ficou “confortável” com a decisão, visto que a parte mais importante do disco estava em seu conteúdo musical. O vocalista aproveitou a oportunidade para pontuar que isso não significava que ele e os colegas haviam se vendido. Ao explicar o motivo, recorreu a um argumento que poderia ser aplicado no restante da carreira do grupo:
“A arte do Red Hot Chili Peppers é, antes de tudo, composta pela nossa música, e nunca mudamos nossa música como uma maneira de atender aos desejos ou gostos de ninguém.”
Durante o mesmo bate-papo, o cantor também opinou sobre o comportamento do grupo, tido até então como “bobo”, sobretudo pelo caráter cômico presente nas vestimentas, nas sessões de fotos e no palco. Em suas palavras, entreter as pessoas faz parte do show business.
“Isso é show business e estamos aqui para entreter. Gostamos de entreter as pessoas. O valor visual disso está claro, mas há muito mais por trás. Pessoas que estão realmente interessadas ou preocupadas descobrirão no fim das contas.”
Red Hot Chili Peppers atualmente
O Red Hot Chili Peppers de Anthony Kiedis (voz), Chad Smith (bateria), Flea (baixo) e John Frusciante (guitarra) encerrou no fim de julho a turnê de divulgação de “Unlimited Love” e “Return of the Dream Canteen”, álbuns lançados em 2022. Os dois trabalhos marcam o retorno de Frusciante ao grupo, em uma retomada da formação considerada clássica.
No último dia 11 de agosto, a banda fez uma participação na cerimônia de encerramento da Olimpíada de Paris 2024 diretamente de Los Angeles, nos Estados Unidos. O intuito era celebrar a chegada dos jogos na cidade californiana em 2028.
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