Babymetal não se deixa abalar por problemas técnicos no Knotfest 2024

Show no domingo (20) foi afetado por volume extremamente reduzido, mas serviu para apresentar credenciais de grupo japonês estreante no Brasil

Finalmente estreou no país a maior revelação do metal japonês em muito tempo. A Babymetal era bastante aguardado. Já se notava isso visualmente: o nome da banda composta pelas cantoras Suzuka Nakamoto (Su-metal), Moa Kikuchi (Moametal) e Momoko Okazaki (Momometal) era facilmente encontrado por todo estádio, em camisetas e bandeiras.

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Conforme rolava a introdução, era claro que a produção utilizada nas turnês asiáticas e europeias não havia sido trazida. Os músicos mascarados já estavam posicionados, as pequenas plataformas para as cantoras subirem estavam no lugar… e só. Entretanto, não foi motivo de desânimo: a gritaria ensurdecedora tornou tal fato irrelevante. 

O que não foi possível ignorar foi a baixa qualidade sonora. Volume reduzido, especialmente das guitarras, inaudíveis. Só era possível identificar um bolo sonoro que acompanhava a bateria, magistralmente tocada por Anthony Barone.

“BABYMETAL DEATH”, aliás, soou como uma introdução instrumental dependendo de onde se visse o show. A decepção pôde se consolidar em “PA PA YA!!”, um quase axé bastante pesado, ofuscado pela voz quase inaudível de Su-metal.

Problemas desse tipo sempre são lamentáveis. Na estreia de um projeto que traz o peso do heavy metal como elemento somente musical, compondo com a sincronia olímpica das danças uma atração completamente nova, o dano fica bem maior.

A simpática Su-metal interagiu em diversos momentos com o público, mas em muitas vezes não foi bem-sucedida, em função de que era impossível entender o que ela dizia. Um exemplo foi quando ela pediu para a plateia se agachar e vários deixaram de fazê-lo por questão de compreensão, já que ela tinha o público na mão.

O momento dos excelentes músicos de apoio realizarem cada um breve solo, antes de “METAL!!!”, também foi ofuscado por quase não ser possível entender o que estava sendo tocado.

Ainda assim, houve grandes momentos, como quando o povo girava a própria camiseta em resposta às girafas de bandana que as meninas faziam. “RATATA”, música gravada com o Electric Callboy, teve recepção de hit, bem como “Gimme Chocolate!!”.

É importante esclarecer para quem tem essa dúvida: é quase tudo executado ao vivo, incluindo os vocais principais. Quem duvida poderá — ou não, já que os ingressos estão esgotados — tirar a dúvida no sideshow a ser realizado pelo grupo nesta segunda-feira (21), na Audio, em São Paulo.

*Este é um texto somente sobre o show da Babymetal no Knotfest Brasil. A cobertura completa do festival será publicada em breve. Fique de olho no site IgorMiranda.com.br e nas redes, especialmente Instagram.

Repertório – Babymetal:
1 BABYMETAL DEATH
2 PA PA YA!!
3 Distortion
4 BxMxC
5 METALI!!
6 Megitsune
7 KARATE
8 RATATATA
9 Gimme Chocolate!!
10 Road of Resistance

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Rolf Amaro
Rolf Amarohttps://igormiranda.com.br
Nasceu em 83, é baixista do Mars Addict, formado em Ciências Sociais pela USP. Sempre anda com o Andreas no braço, um livro numa mão e a Ana na outra.

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