Os primeiros álbuns da formação original do Black Sabbath são trabalhos definitivos na história do rock e do metal. A seguir, a banda passou por momentos de instabilidade até que o quarteto implodiu de vez, se reunindo apenas nos anos 1990. Mesmo assim, algumas pessoas cultuam os momentos finais dessa fase.
Mikael Åkerfeldt, vocalista e guitarrista do Opeth, é um desses. Questionado pela Metal Hammer sobre qual seria sua música preferida, recorreu a uma melancólica faixa de “Never Say Die!” (1978), derradeiro esforço do grupo britânico com Ozzy Osbourne nos vocais em sua etapa inicial.
Ele explicou sua opção da seguinte forma:
“Há uma música chamada ‘Air Dance’ no último álbum do Sabbath com Ozzy dos anos 70. É uma canção estranha, mas tudo bem — o Opeth também é uma banda estranha. Muitas pessoas vão falar sobre ‘Iron Man’ ou ‘Black Sabbath’, que são ótimas, mas também têm um monte de experimentação. ‘Never Say Die!’ pode não ser o disco mais popular deles, mas também provou que ainda estavam tentando coisas novas e provavelmente tem as músicas mais estranhas de toda a era Ozzy. Não foi escrito para ser um super hit, mas é ótimo de qualquer maneira.”
Sobre “Air Dance”
“Air Dance” conta a história de uma dançarina cujos dias de glória ficaram para trás — solitária, ela só dança em seus sonhos. É um conceito semelhante ao de “Eleanor Rigby”, dos Beatles, heróis declarados de todos os músicos do Black Sabbath. Don Airey, atualmente no Deep Purple, registrou os teclados.
Em entrevista ao Songfacts no início do ano, o baixista Geezer Butler explicou:
“‘Air Dance’ é totalmente jazz. Nas primeiras músicas que escrevemos, Bill Ward foi realmente influenciado por Buddy Rich, então ele tinha essa pegada swing na bateria. Não queríamos ficar restritos a nenhum som em particular, então costumávamos adorar experimentar quando tínhamos tempo para isso.”
Black Sabbath e “Never Say Die!”
Oitavo álbum de estúdio do Black Sabbath, “Never Say Die!” foi o último de inéditas gravado pela formação original. Algumas ideias foram aproveitadas do breve período em que Dave Walker assumiu os vocais, com Ozzy Osbourne retornando logo a seguir.
O Madman se recusou a cantar em duas músicas. “Swinging The Chain” teve o baterista Bill Ward assumindo a função, enquanto “Breakout” permaneceu instrumental. A capa original foi trocada e reaproveitada pelo Rainbow no álbum “Difficult to Cure”, 3 anos depois.
A melhor colocação do trabalho em uma parada nacional foi o 12º lugar na do Reino Unido, onde a faixa-título fez sucesso e levou a banda de volta ao tradicional programa “Top of the Pops”, da BBC. Ganhou disco de ouro nos Estados Unidos quase vinte anos após o lançamento.
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