Ano passado, Max e Iggor Cavalera embarcaram em uma viagem ao passado visando regravar os primeiros trabalhos do Sepultura. O EP “Bestial Devastation” (1985) e o álbum “Morbid Visions” (1986) foram os primeiros. Já este ano, foi a vez de “Schizophrenia” (1987) ser resgatado.
O resultado ainda divide os fãs, mas a ideia foi justificada pela pobre qualidade técnica das gravações originais. No entanto, o projeto não deve abranger os discos seguintes da banda que consagrou os irmãos. O motivo é simples: não há necessidade.
Explicou Max durante entrevista ao Overdrive.ie (transcrição via Blabbermouth):
“Os fãs nos pediram isso e há os dois lados do argumento. Algumas pessoas dizem que deveríamos fazer os outros, mas acho que é o suficiente. Esses três eram os que realmente precisavam, porque foram gravados no Brasil. Depois que [o produtor] Scott Burns se envolveu — não tenho problemas com o som de ‘Beneath the Remains’. Acho que soa ótimo. Tem aquele som de Scott Burns que é uma marca do death metal da época. E eu não ousaria tocar em ‘Chaos A.D.’ e ‘Roots’.”
A ideia dos Cavalera é repetir o que já foi feito anteriormente, realizando turnês em celebração aos álbuns posteriores.
“Nós meio que conhecemos nossas barreiras e limitações, o que é bom. Algumas bandas não — algumas pessoas não; elas simplesmente continuam. Acho que vamos tocar esses discos ao vivo, no entanto. Eu adoraria ver uma turnê do ‘Chaos A.D.’… Isso está totalmente na mesa para discussão.”
Cavalera e as regravações do Sepultura
O projeto de oferecer novas versões dos discos ganhou o título de “Trilogia do Terceiro Mundo” por seus autores. Nos três registros, Igor Amadeus Cavalera, filho de Max, se encarregou do baixo.
A guitarra solo foi gravada por Daniel Gonzalez (Possessed, Gruesome) em “Bestial Devastation” e “Morbid Visions”. Já em “Schizophrenia”, a função ficou a cargo de Travis Stone (Pig Destroyer).
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Na verdade, os três álbuns iniciais só foram relançados por conta que a gravadora original (cogumelo records) não é uma Roadrunner. Não sei é uma gigante. O schizophrenia parece mais mal editado que o original de 87. O eco estranho, um som artificial, e isso, porque ele é o meu favorito da banda. Esses três álbuns foram relançados apenas fora do Brasil porque no Brasil eles não podem, por conta de copyright. Corre em justiça um processo da gravadora original, que até o devido momento não recebeu nada pelos discos. PS.: os direitos de distribuição desses álbuns é da cogumelo.