Ratos de Porão faz show sem iluminação no Knotfest; João Gordo e Jão se manifestam

Cantor diz que banda foi afetada por problema técnico no sistema do Slipknot; guitarrista cobra retratação pública da produção, que ainda não se pronunciou

O show realizado pelo Ratos de Porão no último sábado (19), durante o primeiro dos dois dias do Knotfest Brasil, ficou marcado pela ausência de iluminação. O festival continua neste domingo (20), no Allianz Parque, em São Paulo.

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A banda punk formada por João Gordo (voz), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria) estava escalada para fechar o Maggot Stage, palco secundário destinado majoritariamente a artistas nacionais. O outro espaço, Knotstage, era o principal e focava nas atrações internacionais.

Ao longo do sábado (19), fãs já haviam estranhado as dimensões reduzidas do Maggot Stage, que parecia mais um “anexo” do Knotstage do que um segundo palco propriamente dito. A reportagem do site IgorMiranda.com.br, que está acompanhando o evento, aponta que a primeira atração, Eskröta, passou incólume de problemas. O volume baixo afetou as performances de Kryour e especialmente Eminence, enquanto o Project46 sofreu uma série de dilemas técnicos que comprometeram o som da guitarra de Vini Castellari. Já o Krisiun teve uma iluminação mais baixa, mas não se sabe se por opção da banda.

O caso do Ratos de Porão foi o mais extremo no que diz respeito às luzes. Boa parte da apresentação foi realizada em uma escuridão praticamente completo, sendo possível acompanhar a performance somente através dos telões. Somente nas músicas finais, uma iluminação reduzida e sem variações foi oferecida ao quarteto.

Veja vídeos e foto a seguir.

Músicos do Ratos de Porão se manifestam

Por meio de suas redes sociais, João Gordo explicou o problema. Segundo o cantor, “deu tilt geral na iluminação do Slipknot, zerou a programação e sobrou pra gente”. Ao longo da apresentação do Ratos, também era possível notar que as luzes do Knotstage funcionavam normalmente enquanto técnicos faziam ajustes para o show do Slipknot, realizado em seguida. O vocalista disse:

“O breu que nós tocamos não foi protesto contra o Nunes (nota da edição: Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, cidade que enfrentou uma série de problemas com o fornecimento de energia elétrica após uma tempestade no último dia 11 de outubro), nem boicote contra nossa bandeira do MST. Deu tilt geral na iluminação do Slipktot, zerou a programação e sobrou pra gente… mandamos nossa braza como se a gente estivesse num clubinho de 100 pessoas em qualquer lugar do mundo.

Fomos prejudicados em tocar no escuro num fest gigante de new metal? Metaleiro pop idiota descobriu agora que Ratos de Porão é uma banda políticamente ativa? Well… na real f#da-se. Pedimos desculpas para nossos fãs que estavam lá, que não eram poucos. Agora quem deve desculpas a quem pagou mó grana de ingresso é a produtora do Knotfest Brasil.

Infelizmente, tomamos no c# para o deleite da reaçada. Espremidos entre o Slipknot e o Mudvayne, corajosamente mandando nosso recado bruto de sempre… essa semana estaremos num rolê mais nossa cara, tocando 3 shows com o Napalm Death em BH, Rio e Curitiba. Esse sim vai ser f#da.”

Por sua vez, Jão declarou que a situação inesperada poderia servir “de protesto contra a Enel“, empresa que fornece energia elétrica para a cidade de São Paulo e que tem sido alvo de críticas devido às falhas nos últimos dias. O guitarrista cobrou, também, uma retratação pública da 30e e da 5B Artists Management, empresas responsáveis pelo Knotfest.

“Palco no escuro. Falta de respeito com a banda? Sim, sem dúvida, mas que sirva de protesto contra a Enel. Quando penso que ainda temos pessoas sem energia elétrica em casa desde a semana passada, não posso ficar reclamando por ter tocado no escuro, afinal a vida é muito maior que um show de rock. E não adianta boicotar (não sei se foi esse o caso), o Ratos de Porão já tocou e toca em qualquer condição. Mandamos nosso recado e estamos esperando retratação pública da produtora do evento. Sem mais.”

Até o momento, nenhuma das empresas responsáveis pela produção do festival se manifestou. A 30e foi procurada pela reportagem. O espaço está aberto para que os envolvidos possam se pronunciar.

Knotfest Brasil 2024

O Knotfest Brasil 2024 continua neste domingo (20) e ingressos seguem à venda no site Eventim. Como no sábado (19), o evento terá cobertura do site IgorMiranda.com.br. Confira as atrações a seguir.

  • 11h: Abertura dos portões
  • 12h30: The Mönic (Maggot Stage)
  • 13h: Poppy (Knotstage)
  • 14h: Papangu (Maggot Stage)
  • 14h30: P.O.D. (Knotstage)
  • 15h30: Korzus (Maggot Stage)
  • 16h: Babymetal (Knotstage)
  • 17h: Seven Hours After Violet (Maggot Stage)
  • 17h30: Till Lindemann (Knotstage)
  • 18h40: Ego Kill Talent (Maggot Stage)
  • 19h10: Bad Omens (Knotstage)
  • 20h20: Black Pantera (Maggot Stage)
  • 21h05: Slipknot (Knotstage) – show especial do álbum “Slipknot” (1999)

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Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

3 COMENTÁRIOS

  1. Agora vai desdenhar do Festival, chamando de New Metal e dizendo que “daqui a pouco vai tocar num lugar mais nossa cara…”
    Bem a cara desse cara mesmo

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